Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo

Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo,
mas estou cheio de escravos,
minhas lembranças escorrem e o corpo transige
na confluência do amor.
Quando me levantar, o céu estará morto e saqueado,
eu mesmo estarei morto, morto meu desejo, morto
Os camaradas não disseram que havia uma guerra
e era necessário trazer fogo e alimento.
Sinto-me disperso, anterior a fronteiras,
humildemente vos peço que me perdoeis.
Quando os corpos passarem, eu ficarei sozinho
desafiando a recordação do sineiro,
da viúva e do microscopista que habitavam a barraca
e não foram encontrados ao amanhecer
esse amanhecer mais que a noite.
(Drummond)

No fim das contas, são só duas mãos e o sentimento do mundo. Mundo que não conheço, mãos bastante desastradas.  E impaciência, muita impaciência, que se confunde com pressa. Pressa inútil, já que duas mãos são capazes de fazer apenas uma coisa por vez.

Nessa ânsia sem fim, vem o desespero. Porque quando tento fazer as coisas num ritmo mais lento, dando espaço para as mão trabalharem calmamente, o mundo atropela. E os outros reclamam, questionando minhas opção. Outros que também sou eu.

No fim, é só a angústia de sentir que o que se faz é certo, mas não encontrar no outro essa aprovação. É a agonia por ainda precisar da aprovação do outro, sabendo que essa sensação permanecerá pro resto da vida. É o medo de desapontar. É o medo de não dar certo.

E assim, procurando aprovações, deixo sonhos morrerem aos poucos. Me conformo.  Apago.

Vou ser gauche na vida.

Um comentário sobre “Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo

  1. Puxa, que texto bonito. Me identifiquei com as palavras, com essas angústias. Também sou gauche na vida. Sejamos, pois, sem medo. E não deixe que seus sonhos morram.

Deixe um comentário

